sábado, 12 de julho de 2008

Assunto muito sério - HPV




Esta semana fui á consulta de planeamento familiar, como vem sendo habito todos os anos, para a consulta de rotina! a minha médica fez-me uma proposta que me deixou a pensar e me deixou muito confusa! na altura não soube reagir nem perguntar absolutamente nada, mas a verdade é ke me deixou a pensar no assunto todo o dia! ela considera-me uma mulher de risco, em relação ao cancro do colo do utero, porque a minha mãe ja teve esse problema (hoje superado). ela diz que é genetico e outro médico ja me disse o contrario! la me passou a receita..eu guardei-a e agora a minha duvida é..
devo tomar a vacina, porque estou no limite da idade para o fazer (29 anos)?
ou nao devo tomar a vacina, porque ainda nao se sabe bem ke tipos de efeitos secundários poderá vir a ter?

na realidade, ha muitos prós e contras nesta historia da prevenção ao virus HPV... dizem que a vacina só surte efeito durante 5 anos, ha mulheres que sofrem efeitos secundários, nao se sabe quais as consequências futuras desta vacina... por outro lado, é sempre uma maneira de estar prevenida e protegida contra o virus, que pode ser transmissivel sexualmente, quando ha relações sexuais não protegidas, mesmo que se tenha uma relação estável e séria, ja me disseram que até por um simples contacto fisico não sexual, é transmissivel o virus. sendo assim.. se ficarei protegida somente durante 5 anos, quer isso dizer que genéticamente daqui a 5 anos continuarei a ser considerada mulher de risco. Alem de que, financeiramente (e não sendo o mais grave da questão) a vacina é composta por 3 doses, onde cada dose custa a módica quantia de 160€ (não é comparticipada pelo estado, mesmo sendo pessoa de risco)

Muitas duvidas... muitas incertezas... muita apatia!!
Só tenho medo de servir de cobaia para um tratamento que ainda não foi comprovada a sua eficácia.. e isso não me adiantar nada!

Socorro!!!

2 comentários:

Rj disse...

Infelizmente também não estou muito informada sobre esse assunto. O melhor era talvez procurares o teu médico de familia para tentares desfazer as duvidas. Sendo uma mulher de risco é muito complicada essa decisão, pois tal como dizes podem existir inumeros efeitos secundários, alguns até desconhecidos. Se realmente a vacina não for a melhor solução ( essa de custar 160 euros é outra vergonha deste país) o melhor é fazeres consultas ginécológicas de 6 em 6 meses para despiste de algum carcinoma. Beijinhos

joão farela neves disse...

Olá. Cheguei ao teu blog por causa do blog do JRR. Estava a dar uma vista de olhos e posso-te ajudar, parece-me. Não se trata de ser ou não ser cobaia.
Posso-te dar algumas achegas:
1. O cancro do colo não é genético. É por isso que existe a vacina. O cancro do colo é, por mais estúpido que pareça, infeccioso. Ou seja, da mesma maneira que a neoplasia hepática tem uma relação directa (mas não obrigatória) com a infecção pelo virus da Hepatite B e C, o cancro do colo está na dependência da infecção pelo papiloma virus. Especialmente pelos serotipos 16 e 18 (incluidos nas duas vacinas, Gardasil e Cervarix).

2. Ou seja, é necessário seres infectada pelo HPV. Após a infecção o virus provoca alterações nas células do colo que causa a sua lenta degenerescência.

3. Ou seja, cerca de 60% das mulheres da tua idade já estão infectadas, dependendo do número de parceiros sexuais e da utilização ou não de preservativo. Quantos mais, maior a probabilidade de ter sido infectada. O que não invalida que quem tenha um parceiro não possa ter.... basta que este esteja...

4.Das mulheres infectadas uma percentagem irá ter cancro do colo.E quem já estiver infectado escusa de tomar a vacina. Esta não provoca a regressão das lesões nem impede a sua progressão.

5. Quem deve ser vacinado? Todas as adolescentes antes do contacto com o virus. As outras depende. Por exemplo, no teu caso: Se fores ajuizada (o que desconheço por completo, visto que não te conheço) e fores pelo menos uma vez por ano ao ginecologista e este faça o rastreio (o famoso Papanicolau), não valerá a pena. Qualquer lesão será sempre detectada em fase inicial (chamada CIN I ou CIN II), tratada de forma simples e eficaz com uma conização ("tirar um cone do colo que contenha o epitélio afectado"). Se as visitas ao ginecologista não forem regulares, aí corres um risco maior. E aí, porque não tomar?

5. Se ja estiveres infectada não terás qq beneficio (a não ser a prevenção de verrugas genitais). Se não estiveres proteger-te-à. no teu caso, dada a idade, talvez seja melhor usares a cervarix em vez da Gardasil um vez que já está aprovada até aos 55 anos e a imunidade é mais duradoura (não protege é contra as verrugas).

6. Em relação aos efeitos secundários... é um falso problema, já há estudos com 12 anos pos vacina e nada de ef. adversos. O mesmo se colocou em relação a todas as vacinas e até agora tudo correu bem. E esta nem é uma vacina viva, são particulas de virus.... Não se pode é esperar 50 anos a testar uma vacina até se decidir administrar... as perdas são bem maiores que os ganhos...
7. Em relação ao comentário do preço, gostava de acrescentar o seguinte: Portugal tem o programa nacional de vacinação com o maior nº de vacinas do europa. o esforço que isto pede ao estado é enorme. O preço das vacinas é alto e é impensável pedir ao estado que comparticipe todas, muito menos quando a sua utilização é questionável. Ou seja, esta vacina vai ser fornecida a todas as mulheres até aos 18 anos gratuitamente, idade em que a utilidade é obvia. E paga um pouco menos (cerca de 100 euros por dose) porque compra milhares de uma vez.
Ou seja, quem quer fazer mais tarde deve comprar. É caro, bem sei... Mas a vida está cara....

Bem, espero ter ajudado,

João
http://luzqueofusca.blogspot.com/