segunda-feira, 21 de maio de 2007

I-Ching

Propus-me ir tirar um novo curso, não dentro da minha area, que é a estética, mas duma area que muito me fascina,chama-se I-Ching e tem a ver com o oriente e é um oráculo que é usado ha varios anos pelo povo chinês. O curso teve a duração de 1 dia e decorreu durante o dia de ontem, das 09h ás 17.30h. Fui um pouco á nora, sabia mais ou menos o que era, porque ja tinha ouvido falar, e adorei todo o curso, o professor, o ambiente, as restantes "colegas", enfim, tudo! Vou-vos explicar mais ou menos em que consiste o I-Ching e mais á frente deixarei a explicação que encontrei online. O I-Ching é um oráculo que existe há cerca de 3.500 anos na China, foram encontradas milhares de carapaças de tartarugas, que remontam a essa altura, cravadas de simbolos e os cientistas, que as encontraram e estudaram, acabaram por chegar á conclusão que essas carapaças contêm os primeiros sinais do I-Ching. Este oráculo não permite adivinhar o futuro, nem adivinhar o passado, permite sim dar respostas para o presente, clarificar qualquer duvida que a pessoa tenha, dar um conselho sobre algum tipo de problema ou situação que queira ver resolvida. Mensagem essa que vem escrita num livro, o Livro das Mutações, e que dá pelo nome de hexagrama, e só a pessoa que a lê consegue perceber. Existem, também, algumas maneiras de se colocar este oráculo, moedas chinesas, moedas normais, e no meu caso, através de 50 pauzinhos, ou seja, vocês colocam a perguntam, eu disponho os paus na mesa e o oráculo dá-vos a resposta. Existem também vários livros no mercado, mas sem se saber funcionar com o I-Ching, não vale a pena comprar. Agora vou colocar a descrição que encontrei online:

« O I Ching ou Livro das Mutações, é um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo. É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias. Ching, significando clássico, foi o nome dado por Confúcio à sua edição dos antigos livros. Antes era chamado apenas I: o ideograma I é traduzido de muitas formas, e no século XX ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação". O "I Ching" pode ser compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria. Na própria China, é alvo do estudo diferenciado realizado por religiosos, eruditos e praticantes da filosofia de vida taoísta.» (continuação)

Se por acaso estiverem interessados no curso, podem falar comigo, que eu digo-vos quando será o próximo.

2 comentários:

Karol disse...

Só uma curiosidade! Uma pessoa muito proxima de mim também tirou o curso de I-Ching recentemente! Achei engraçado! ;)

Jokas

O Meu Mundo Secreto disse...

lol.. nem imagino kem seja.. muito muito bom!
jinhus