sábado, 17 de fevereiro de 2007

Inocência


Numa conversa banalissima de café, com 1 amiga, ela disse-me com um ar, a roçar o surpreendida e chocada, que soube que a filha de uma amiga, com 5 aninhos, foi para casa dizer que a professora tinha falado de sexo com eles. Idnigou-me, realmente, ouvir aquilo, como é que alguem explica a uma criança de 5 anos o que é sexo e sexualidade!? Mas, e após alguns segundos de assimilação, tive que admitir que realmente o que aquela professora fez foi o que todos nós, adultos, deveriamos fazer. Acho que nos dias que correm o melhor mesmo será começarmos a explicar o que é, como se faz e para que serve o sexo! Vou explicar o meu ponto de vista por pontos, que será mais fácil entenderem-me:
1º_ Sexo não é, nem poderá, ser tabu.
2º_ As crianças, usualmente, tendem a explorar a sua propria sexualidade logo de pequenas, daí ouvirem-se muitos casos de pais que apanharam os filhos a masturbarem-se, ou a brincar com o seu orgão genital. Logo...
3º_ A sexualidade, a curiosidade e o próprio instinto, nascem e evoluem connosco.
4º_ Com tantos predadores sexuais e pedófilos (e era a este ponto que queria chegar) é bom que as nossas crianças saibam de antemão o que é sexo, para que serve, com quem se deve fazer e como. Normalmente, e na maioria dos casos, as crianças são vitimas da sua propria inocencia, porque se 1 adulto (e muitas vezes são os mais chegados) lhe diz, durante 1 abuso sexual, que o que lhe está a fazer é normal, ela vai acreditar!
5º_ Se deixarmos de enganar as crianças, dizendo que os bebes vêm na cegonha, e explicarmos, nos devidos termos e cuidadosamente, como se faz, evitamos provavelmente, muitas das tentativas de abuso que há sobre elas.

Bem, acho que este assunto, divide muito as pessoas, porque ninguem se sente preparado para explicar a uma criança o que é a sexualidade, eu propria, que não tenho filhos, nem sobrinhos, nem afilhados, confesso que não saberia lidar com isto, teria que ponderar muito, escolher as palavras certas, o momento oportuno, mas por outro lado, penso que ao faze-lo estaria somente a tentar proteger alguem que amo muito, até poderia não ser necessário, mas como diz o velho ditado "mais vale prevenir, que remediar". É claro que os pais teriam que estar preparados para a revolta de outros pais, que ainda não acordaram para a vida, e adoram ouvir os filhotes a dizer "caiáio" e "toda-che", mas preferem que os filhos vivam no escuro e ignorem o instinto primário de qualquer sere vivo.Muitos deles não vão aceitar que o filho chegue a casa e lhes diga que o manelinho sabe que sexo é quando o pai põe a "pilinha no pipi da mãe".. Há que evoluir e preparar a proxima geração para o mundo que os rodeia, que é mau, cruel, cinzento e minado de predadores! E voces o que pensam? Calar ou explicar?

p.s.- Peço desculpa se usei alguma expressão menos correcta, mas foi apenas para ser o mais explicita possivel..como tamos no meu cantinho, sentadinhos no sofá a conversar, enquanto bebemos 1 cházinho, usei os termos que usaria se tivessemos todos a conversar!

Sem comentários: