quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Quem é que se rala com o amor?

Este texto foi retirado do livro Solteira, Independente e Bem Acompanhada, de Luciana Litizzetto, um livro que me foi oferecido pelo meu amigo Simão quando fiz 1/4 de século.. é um livro interessante que contem vário textos com vários temas.. num género de critica da vida mudana! Interessante...

" Os discursos do amor e os sussuros dos amantes são uma data de cretinices. Palavras, palavras, palavras...,como dizia a Mina em açucarados requebros.
«Eu acho que o amor...» «Eu penso que o amor é...» «Estou convencida de que para se estar bem com outra pessoa...» Mas quem é que se rala com isso?Silêncio. Deixemos falar o Agnesis das massas. Deixemo-lo acalmar-nos de uma vez por todas, enchendo-nos a barriga com um prato de esparguete al sugo. Precisamos de recuperar a inconsciência. Depois, o momento passa, distancia-se, que estúpidas somos por emporcalhar o momento...
Além disso, as mulheres são campeãs da paranóia sentimental. Adoram agonizar no amor como borboletas caídas no vinho da missa. Insinuam dúvidas, querem confirmações, anseiam por declarações solenes.
E os homens? Ora bem. Fogem. Às vezes, fazem-no com uma crueldade divina, deixando-nos o coração esfriado durante anos; outras vezes, à pressa, esquecendo-se até das cuecas tricolores, outras ainda, desaparecem como num truque de magia bem sucedido do mago Copperfield. Está-se bem. Assim aprendemos a ficar de bico calado.
Mas será possivel? Os poetas cantaram o amor eterno, mas isso foi quando a média de vida era de trinta anos. Agora que andamos por cá durante bem mais de setenta, há quarenta anos a mais.Queremos passá-los todos no abismo? Arrancando punhados de cabelos, como nos dramas russos? Basta que se saiba. A felicidade deve ser esperada e não suposta... custe o que custar.Como é que diziam em Conta comigo? «As coisas mais importantes são as mais dificeis de dizer porque as palavras tornam-nas mais pequenas.» Por isso, bico calado. Chiu! Só vivendo descobrimos como será. Se voces são noivas atormentadas ou, pior ainda, mulheres entristecidas, aqui fica o conselho da minha avó: «Ás vezes, para bem do casal, tem de se morder o alho e dizer que é doce.» Antigamente, pensava que era um mau ensinamento, mas, agora, penso exactamente o contrário. Para que o amor dure, tem de se ter bom senso. Ficar calado quando é oportuno, deixar andar, fechar os olhos e esperar que a borrasca passe."

7 comentários:

Peter's Thoughts disse...

Cá estou novamente! :D

«Ás vezes, para bem do casal, tem de se morder o alho e dizer que é doce.» "
Antigamente, pensava que era um mau ensinamento, mas, agora, penso exactamente o contrário. Para que o amor dure, tem de se ter bom senso. Ficar calado quando é oportuno, deixar andar, fechar os olhos e esperar que a borrasca passe."


Será isso amadurecimento?
Contra mim falo, não sou adepto do deixa passar, já tive pelo menos uma má experiência com isso, agora sou mais do deixa passar por enquanto e volta daqui a pouco. Quanto ao resto, bem uma relação é feito de cedências, de ambas as partes, sem isso nada feito, duas pessoas demasiadamente orgulhos nunca vão resultar etc.….Tudo se completa, é preciso MODERAR.

Beijos

Gina Ramos disse...

Tá lindo miga! Bemvinda ao mundo da blogosfera!!!
Bjokas fofas

Raquel disse...

Eu cá não guardo nada para amanhã...
Tenho o coração ao pé da boca como se costuma dizer. Mas sim, por vezes, mesmo depois de ter aliviado a vesícula, que a azia é uma coisa chata, tenho de aceitar coisas que por mim não se faziam. Porque mesmo casados somos duas pessoas diferentes. Porque braços de ferro não constroem equipas. E casar é isso, trabalho de equipa, sobretudo depois dos filhos...
Adorei lêr. E sim já mordi uns quantos alhos.
:D
Beijos****

Ana Tejim disse...

O Silêncio pode ser um momento interessante, calmo e seguro na vida de um casal... mas não creio que seja um momento de "crescimento" ou até inteligente quando se trata de fechar os olhos enquanto se deixa passar o que não se quer falar!! Porque é doloroso? Porque magoa? Porque o orgulho não permite?? Não!! Recuso-me!! RECUSO-ME A CALAR-ME QUANDO AS COISAS NÃO ESTÃO BEM! O SILÊNCIO numa tempestade soa a covardia, soa a desistência!! Mais cedo ou mais tarde vai vir ao de cima e não se vai compreender o quê nem porquê!

Beijinhos!!

Orlando Martins disse...

Quem é que se rala com o amor?

Boa pergunta...
Axo que seres humanos como tu e eu, como este casaliho querido que comenta no teu blog assiduamente...
Amor.. Boa palavra.. podiam dar-lhe um nome tão complicado como realmente o é... Amor... uma palavra tão simples de pronunciar e tão dificil de praticar. Podemos pensar em começar a chamar as coisas pelos nomes, caso contrario um dia a palavra "AMOR" vai sair no dicionario assim; AMOR = Sofrimento, desilusão, mentira, odio, etc... Vamos mudar a nossa manreira de pensar e só assim evitamos uma mudança mais breve do que pensamos. Feliz Natal!

Beijokas!

O Meu Mundo Secreto disse...

embora tenha postado este texto, nao ker dizer que concorde com ele.. nao sou muito apologista do calar para parecer bem... kem cala consente..e mais cedo ou mais tarde a pessoa em kausa vai levar com tudo escarrapaxado na fronha.. e não é uma imagem la muito bonita!! eu nao me calo..

Ana Tejim disse...

Às vezes acontece, calas-te às coisas grandes e quando a gota cai e transborda a água do copo.... é a tempestade!! Às tantas já nem sabes de onde veio aquilo tudo que despejaste sem tréguas!!!